10 e 11/12/2020

quinta e sexta-feira

A sustentabilidade das inovações geradas durante a pandemia do

CORONAVIRUS

Incorporação de tecnologias em saúde e educação para a competitividade das organizações

SOBRE O EVENTO

DATA E ACESSO

Esse webinar é gratuito e será realizado em 10 e 11 de dezembro de 2020, quinta e sexta-feira, a partir das 09h00, conforme a programação abaixo. O link de transmissão será enviado diretamente àqueles que se inscreverem.

CERTIFICAÇÃO

Haverá certificação para os participantes que se inscreverem previamente e responderem ao formulário de avaliação do webinar, que será divulgado após sua conclusão.

APRESENTAÇÃO

Os modelos de prestação de serviços de saúde e educação foram drasticamente impactados pela suspensão total ou parcial das atividades presenciais durante o ano de 2020, gerando efeitos imediatos sobre a alocação de recursos humanos e tecnológicos e as estratégias utilizadas para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.

A tempestividade dessas mudanças e a possibilidade de manter aquelas que se demonstram efetivas são aspectos que ajudam a identificar as organizações mais resilientes e competitivas. Para que os sistemas nacionais de saúde e educação sejam tão exitosos quanto as organizações individuais que se destacam nesse cenário, é preciso tomar medidas que assegurem a incorporação sustentável desses recursos e modelos de serviço a longo prazo.

O Webinar abordará a capacidade da sociedade brasileira de incorporar novas práticas em saúde e educação desenvolvidas durante a pandemia de COVID-19 e de tornar-se mais competitiva no cenário futuro, explorando as fronteiras do conhecimento sobre a segurança, a eficiência, a efetividade e a sustentabilidade de diferentes abordagens relacionadas às condições de acesso e à qualidade dos serviços prestados.

O objetivo é apresentar os desafios emergentes e as soluções desenvolvidas durante o período, assim como as bases tecnológicas preexistentes que as possibilitaram, destacando os ganhos obtidos, as perspectivas sobre a sustentabilidade da sua incorporação e os modelos de prestação de serviço utilizados por organizações em ambos os setores, destacando seu impacto sobre a competitividade das organizações.

O evento será transmitido pela plataforma Zoom e direcionado aos gestores de serviços de saúde educação, assim como aos pesquisadores, desenvolvedores e criadores de novas tecnologias e conteúdos.

O webinar faz parte da série “Grandes Desafios da Ciência”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, mais detalhes disponíveis em http://prp.usp.br/grandes-desafios-da-ciencia/.

PROGRAMAÇÃO

09h00-09h15

Boas vindas e apresentação dos objetivos do webinar (15 min)

Abertura do evento, apresentação dos seus objetivos e da programação do dia.

  • Linamara Rizzo Battistella, NAP-NEAR
  • Ulisses Araújo, NP-NAP

09h15-10h15

Novos meios para as interações humanas e estratégias para o engajamento (60 min)

Ementa:

Explorar as estratégias utilizadas e os resultados obtidos na promoção do engajamento de pacientes, cuidadores, alunos e familiares nos cuidado em saúde e no desenvolvimento escolar, com destaque para as metodologias ativas de aprendizagem e os mecanismos de adesão e seguimento dos cuidados em saúde. Identificar ainda as estratégias para a garantia do cuidado humanizado e para a salvaguarda da ética e da qualidade nas relações entre as organizações, os prestadores de serviços e o público atendido.

Painel:
  • As metodologias ativas de aprendizagem na formação profissional, Ulisses Araújo, NP-NAP
  • O uso de ambientes imersivos no trabalho com projetos de saúde e educação, Ulisses Araújo e Lucas Nóbilo, NP-NAP
  • COMVC: Uso de Aplicativo para Conscientização e Educação em Saúde Mental, Daniel Fatori, IPq-HCFMUSP.
  • Ensino de humanização na graduação em medicina por meio de tecnologias de comunicação e informação, Izabel Rios, FMUSP

10h15-11h15

Bases tecnológicas para a prática: Ferramentas de hardware e software (60 min)

Ementa:

Discutir o impacto do uso das inteligências artificiais, das plataformas de interação constituídas para diferentes dispositivos, dos jogos eletrônicos e da flexibilidade dos sistemas de informação que servem de interface entre os recursos organizacionais, os prestadores de serviço e o público atendido. Além disso, examinar o potencial dos robôs domésticos, dos sensores, dos dispositivos vestíveis e outras tecnologias de monitoramento remoto.

Painel:
  • Robôs sociais e sistemas sociotécnicos para aplicações em educação e saúde, Sarajane Peres, NP-NAP
  • Sistemas Robóticos e Ambiente Inteligente de Reabilitação, Avaliação e Monitoramento de Pessoas com Deficiência Motora, Adriano Siqueira, CRob
  • Dispositivos de Reabilitação e Avaliação para Membros Superiores e Mãos, Glauco Caurin, CRob
  • “A robótica como ferramenta para o estudo da aprendizagem e controle motor”, Arturo Forner Cordero, NAP-NEAR

11h15-11h30

Conclusão do Dia 01 (15 min)

Conclusão das atividades do dia 01 com um resumo dos temas abordados e breve apresentação dos temas do dia 02.

  • Linamara Rizzo Battistella, NAP-NEAR
  • Adriano Siqueira, CRob

PALESTRANTES

Professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Professor Livre-Docente na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Psicólogo e Doutor em Psiquiatria pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Diretor Executivo do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, Mentor do Programa “Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE” da FAPESP.

Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

Professor Titular do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC – USP.

Professora nas disciplinas “Discussão Integrada de Casos I e II” no primeiro e segundo ano da graduação em medicina da FMUSP.

Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP (IMREA-HCFMUSP).

Coordenador do departamento de Fisioterapia e do Centro de Estudos em Saúde Mental do Hospital Psiquiátrico Itupeva.

Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Química (1979) e doutorado em Química Orgânica pela USP (1984).

Professor Associado na Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Professora-pesquisadora associada da USP, com credenciamento pleno no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Informação.

Professor Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste, Coordena o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP).

QUEM SOMOS

NÚCLEOS DE APOIO À PESQUISA RESPONSÁVEIS PELA REALIZAÇÃO DO WEBINAR:

Nome do NAP Coordenador

Núcleo de Estudos Avançados em Reabilitação (NEAR)

Linamara Rizzo Battistella

Centro de Robótica de São Carlos (CRob)

Denis Fernando Wolf

Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NP-NAP)

Ulisses Ferreira de Araújo

Observatório da Inovação e Competitividade (OIC)

Glauco Antonio Truzzi Arbix

Dedicado aos modelos de serviço e às tecnologias da saúde em geral e da reabilitação em particular, o NEAR tem se envolvido ativamente no fomento à inovação no âmbito da Universidade de São Paulo e do Hospital das Clínicas da FMUSP.

As parcerias anteriores com o CRob em temas como a reabilitação robótica valem-se do conhecimento reunido, das técnicas geradas e dos dispositivos criados pelo grupo em São Carlos com base no aprendizado de robôs, na manipulação robótica e nos sistemas inteligentes.

Como comprovado pelos resultados de seus projetos, o OIC tem como objetivo monitorar as formas como o conhecimento desenvolvido pela academia e pelos centros de pesquisa se converte em políticas públicas e estratégias de incentivo à inovação. Seu engajamento oferece o suporte necessário para que as inovações geradas contribuam para a melhoria da competitividade de forma sustentável.

Por sua vez, o NP-NAP oferece uma abordagem colaborativa e cooperativa para a construção de novos saberes multidisciplinares, buscando novas linguagens e diferentes tecnologias como eixos de sustentação de suas ações para a criação de ambientes educativos inovadores.

Nesse sentido, a intersecção entre as áreas de atuação e linhas de pesquisa desses grupos jaz no fomento à inovação de forma sustentável e comprometida com os resultados obtidos pela sociedade, esforçando-se por traduzir o conhecimento gerado em ganhos sociais de relevância.

Acesse os Arquivos Pós-evento

Confira os vídeos do evento - íntegra e palestras individuais

– Para download do aplicativo COMVC, apresentado pelo Dr. Daniel Fatori, acesse os links abaixo:
Link para download para Android: bit.ly/37Ie6P4
Link para download para iOS: apple.co/2UX32rY

– Para conhecer mais sobre as metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias na formação de pessoal, acesse abaixo outras apresentações do Prof. Ulisses Araújo:
Parte 01: https://youtu.be/Y1ChTj-tqn8
Parte 02: https://youtu.be/ACoa8JOiHKo
Parte 03: https://youtu.be/CEsxCR08nsQ

– Para explorar o Laboratório de Biomecatrônica da Poli-USP, onde atua o Prof. Arturo Forner Cordero, acesse o site http://www.biomecatronica.poli.usp.br  

– Para assistir a outros vídeos sobre o trabalho apresentado pelo Prof. Adriano Siqueira, acesse as reportagens abaixo:
“Cientistas brasileiros criam um equipamento que pode ajudar a pessoas que tiveram AVC” (Jornal Nacional, TV Globo): https://globoplay.globo.com/v/9003510/
“Exoesqueleto: robô ajuda paciente depois do AVC” (SPRecord, TV Record): https://recordtv.r7.com/recordtv-interior-sp/sp-record/exoesqueleto-robo-ajuda-paciente-depois-do-avc-20112020
“Exoesqueleto robótico: Pesquisadores da EESC-USP desenvolveram um exoesqueleto robótico para reabilitar pessoas que sofreram AVC” (Agência FAPESP): https://agencia.fapesp.br/videos/#xmfgtEMerww

– Em sua apresentação, o Prof. Luiz Henrique Catalani aborda as oportunidades do estado de emergência inspirado pelo texto de Johnson e Murray (https://sloanreview.mit.edu/article/what-a-crisis-teaches-us-about-innovation) e teve como foco a discussão de cinco lições deixadas pela pandemia: 1. uma crise proporciona uma sensação repentina e real de urgência em contraponto à normalidade; 2. Esta situação permite que as organizações analisem sua ordem de prioridades; 3. A repriorização gera realocação de recursos; 4. A urgência legitima a experimentação e aprendizado; 5. A urgência permite comprometimento temporário de alta intensidade.
Um segundo aspecto analisado foi a da gestão das respostas rápidas. Este ponto foi inspirado em artigo de Janssen e Van der Voort (https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102180). Aqui foram abordados dois tipos básicos de gestão de inovação: Governança Ágil vs. Governança Adaptativa. Enquanto a primeira trata de uma forma de facilitar respostas oportunas às mudanças no ambiente, a segunda é baseada em um conceito evolutivo, de longo prazo. Ambas se contrapõem ao conceito de estabilidade, ou conservação do meio.
O terceiro e último aspecto levantado foi relativo às inovações frugais (https://www.nature.com/articles/s41591-020-0889-1), um conceito de aplicação ampla, mas que foi muito utilizado em situações emergenciais, em particular na crise atual da COVID-19: a produção de mais, com menos e para muitos (http://bit.ly/3rf9wRL). Embora a inovação frugal tenha sido associada a um desempenho bom o suficiente, em alguns setores, como na saúde, ela deve oferecer desempenho máximo sem comprometer a qualidade.

– Descubra mais sobre a necessidade crescente por serviços de reabilitação a partir dos estudos mais recentes baseados na Carga Global de Doenças, mencionados pela Profa. Linamara Battistella:
“Global burden of 369 diseases and injuries in 2014 countries and territories, 1990-2019: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2019”: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30925-9
“Global estimates of the need for rehabilitation based on the Global Burden of Disease study 2019: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2019”: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)32340-0

– A pandemia de COVID-19 revelou que a verdadeira linha de frente dos cuidados de saúde está em casa. Para explorar essa necessidade urgente de aprender com a pandemia e reformular a interação entre saúde, sociedade e tecnologia, acesse:
“The Digital and Assistive Technologies for Ageing iniative: learning from the GATE initiative”: https://doi.org/10.1016/S2666-7568(20)30049-0

Adriano Siqueira

Adriano Almeida Gonçalves Siqueira

Professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) e livre docência pela Universidade de São Paulo (2011). Realizou estágio de pesquisa no Massachusetts Institute of Technology em 2012. Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sistemas de Controle e Robótica, atuando principalmente nos seguintes temas: exoesqueletos, sistemas robóticos interativos, reabilitação robótica, controle robusto H-infinito, robôs manipuladores, controle tolerante a falhas e filtragem robusta.

Arturo Forner Cordero

Arturo Forner Cordero

Professor Livre-Docente na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, dirige o Laboratório de Biomecatrônica do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos.

Formado em Ingeniería Superior de Telecomunicaciones pela Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (1993) com doutorado em Mechanical Engineering (Biomechanics) pela Twente University of Technology nos Países Baixos (2003) e pós-doutorado na Katholieke Universiteit Leuven em Bélgica (2005). É senior member da IEEE e Chair do Biorobotics Technical Committee da IEEE EMBS. Em 2006 ganhou um prestigioso contrato Ramón y Cajal em Espanha. Atualmente é Professor Livre-Docente na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e dirige o Laboratório de Biomecatrônica do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos. Suas linhas de atuação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico envolvem os seguintes temas: Biomecatrônica, Biomecânica, Biorobôtica, Controle Motor e Sono. Publicou mais de 40 artigos científicos em periódicos internacionais, foi co-autor de 10 livros e registrou duas patentes além de participar em múltiplos congressos como palestrante, convidado ou organizador. Foi coordenador científico do projeto europeu ESBiRRo desenvolvendo o controle da marcha de um robô bípede e um exoesqueleto de membro inferior. Em 2014, foi Chair do IEEE BioRob, evento mundial mais importante sobre Biomecatrônica e Biorrobótica. Orientou alunos de graduação, mestrado e teses de doutorado sobre o estudo do controle motor humano, robôs e exoesqueletos. Atualmente, coordena vários projetos para o estudo do controle motor dos membros superiores e inferiores com fundos nacionais e internacionais, além de participar no Núcleo de Apoio a Pesquisa da USP Núcleo de Estudos Avançados em Reabilitação (NEAR). É Editor Associado de periódicos do IEEE (IEEE JTEHM, IEEE TMR-B e IEEE LATAM) assim como Theme Editor da IEEE EMBC.

Daniel Fatori

Daniel Graça Fatori de Sá

Psicólogo e Doutor em Psiquiatria pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Psicólogo e Doutor em Psiquiatria pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atua na área de pesquisa da saúde mental de crianças/adolescentes, com ênfase em estudos epidemiológicos, ensaios clínicos e implementação de soluções digitais para coleta de dados e intervenções. Possui experiência com coordenação e supervisão de pesquisa, aplicação e treinamento de instrumento de diagnóstico em saúde mental da infância/adolescência. Atualmente é pesquisador pós-doutorando do Departamento de Psiquiatria da FMUSP sob supervisão do Professor Guilherme Polanczyk.

Fabio Pacheco

Fábio Pacheco Muniz de Souza e Castro

Diretor Executivo do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, Mentor do Programa "Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e membro da equipe de mentores do Instituto ICorps Brasil.

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e com MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Diretor Executivo do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, Mentor do Programa “Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e membro da equipe de mentores do Instituto ICorps Brasil. Atuou como consultor e membro do Núcleo Técnico para a revisão do “Modelo de Excelência em Gestão – MEG 21” para a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), assim como para o Circuito “Feira do Empreendedor” do SEBRAE.

Glauco Arbix

Glauco Antonio Truzzi Arbix

Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Foi Presidente da FINEP (2011-2015) e Tinker Visiting Professor na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA, 2010).

Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Foi Presidente da FINEP (2011-2015) e Tinker Visiting Professor na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA, 2010). Integrou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT, 2007-2011) e foi Coordenador Geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (2007-2011). De 2003 a 2006 foi Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Coordenador Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE, 2003-2006). Foi membro do Group of Advisers do United Nations Development Programme (PNUD-ONU, 2006-2009) e Fulbright New Century Scholar (2009-2010). Professor do Departamento de Ciência Política da UNICAMP (1996-1997) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP, 1995). Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA, 1999 e 2010), na Universidade de Columbia (EUA, 2007 e 2009), na Universidade da California – Berkeley (EUA, 2008), na London School of Economics (Reino Unido, 2002)

Glauco Caurin

Glauco Augusto de Paula Caurin

Engenheiro Mecânico com ênfase em Mecânica Fina pela EESC - USP (1988). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC - USP.

Engenheiro Mecânico com ênfase em Mecânica Fina pela EESC – USP (1988). Possui um Nachdiplomstudium in Mechatronik (1990) e doutorado pelo Institut für Robotik – Eidgenössische Technische Hochschule – ETH – Zurique Suíça (1994). Entre 2010 e 2011 realizou um período sabático no Newman Laboratory for Biomechanics and Human Rehabilitation – Department of Mechanical Engineering do Massachusetts Institute of Technology – MIT – EUA. Professor do Depart. de Eng. Mecânica da EESC – USP entre 2002 a 2017. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC – USP. Atua com sistemas mecatrônicos autônomos, inteligência de máquina, sistemas embarcados de tempo real, automação e robótica aplicada à áreas críticas como reabilitação, cirurgia e produção de aeronaves.

Izabel Rios

Izabel Cristina Rios

Atualmente é professora nas disciplinas "Discussão Integrada de Casos I e II" no primeiro e segundo ano da graduação em medicina do novo currículo da FMUSP. Nestas disciplinas, coordena o "Eixo Humanização". No Hospital das Clínicas (HC), em 2012, criou o "Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP", a "Comissão de Humanização" e a "Rede Humaniza HCFMUSP", todos sob sua coordenação até o presente.

Nascida em São Paulo, formou-se em Medicina em 1986, tornou-se Doutora em Ciências em 2010 e Livre Docente em 2019, os três títulos obtidos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Na FMUSP, no período de 2004 a 2012 coordenou o Grupo de Professores de Humanidades do CEDEM (Centro de Desenvolvimento da Educação Médica da FMUSP). Desde 2004, atua no ensino de humanidades e humanização na educação médica e em saúde na FMUSP. Entre 2010 e 2014, fez parte da equipe de criação e desenvolvimento da disciplina “Medicina e Humanidades” para alunos do primeiro ano de medicina. Entre 2015 e 2017, coordenou e desenvolveu a disciplina “Cidadania e Medicina” para alunos do terceiro ano de medicina. Atualmente é professora nas disciplinas “Discussão Integrada de Casos I e II” no primeiro e segundo ano da graduação em medicina do novo currículo da FMUSP. Nestas disciplinas, coordena o “Eixo Humanização”. No Hospital das Clínicas (HC), em 2012, criou o “Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP”, a “Comissão de Humanização” e a “Rede Humaniza HCFMUSP”, todos sob sua coordenação até o presente. Na residência médica de Fisiatria do HC, realiza a condução de grupos de humanização para residentes do primeiro ano; e orienta a tutoria de residentes. Na residência multiprofissional do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HC, é professora na disciplina “Humanização e Sistema de Saúde no Brasil”. Durante a pandemia, elaborou e coordenou o “Programa Cuidar de Todos”, de humanização no cuidado de pacientes, familiares e profissionais da saúde do HC. Na Faculdade Santa Marcelina, coordena o “Programa de Tutoria para Alunos de Graduação em Medicina”.

Linamara Battistella

Linamara Rizzo Battistella

Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP (IMREA-HCFMUSP).

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Professora Titular de Fisiatria na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP (IMREA-HCFMUSP). É Diretora do Centro Colaborador da OPAS/OMS para Reabilitação no IMREA-HCFMUSP e foi a idealizadora da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que conta com 19 unidades distribuídas no Estado de São Paulo. Além de Presidente da Associação Paulista de Medicina Física e Reabilitação, é Vice-Presidente da Academia de Medicina de São Paulo e membro efetivo da National Academy of Medicine, dos EUA. Em seu trabalho junto à Organização Mundial da Saúde, é membro do Grupo de Trabalho para a coleta de dados relacionados à reabilitação da COVID-19 e foi Co-coordenadora do Grupo de Desenvolvimento das Diretrizes para o Fortalecimento da Reabilitação nos Sistemas de Saúde.

Lucas Nobilo

Lucas Nobilo

Atualmente é coordenador do departamento de Fisioterapia e do Centro de Estudos em Saúde Mental do Hospital Psiquiátrico Itupeva e membro da Comissão Organizadora do Congresso Internacional PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Após ser aprovado em primeiro colocado no vestibular para o curso de Fisioterapia, em 1998 conclui o curso de graduação. Inicia sua trajetória profissional na área de Fisioterapia cardio-respiratória e, atuou por 10 anos nos temas relacionados à reabilitação cardio-pulmonar, hipertensão arterial, transplante cardíaco e função endotelial. Em 2012 defendeu sua tese de Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Durante o estudo e elaboração de sua tese de Doutorado se envolveu com temas relacionados a processos educacionais (ensino e aprendizagem) com uso de novas tecnologias. Com formação também em Biologia, tem experiência tanto na Educação Básica (Ensino Médio) como na Educação Superior, Formação de Professores, Educação a Distância e no uso de Metodologias ativas de aprendizagem, atuou como supervisor dos cursos de pós-graduação em Ética, Valores e Cidadania oferecido no âmbito do programa USP-UNIVESP e desenvolve projetos de pesquisas voltadas para as áreas de novas arquiteturas pedagógicas e desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e informação de ensino e aprendizagem na Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador do departamento de Fisioterapia e do Centro de Estudos em Saúde Mental do Hospital Psiquiátrico Itupeva e membro da Comissão Organizadora do Congresso Internacional PBL – Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Luiz Henrique Catalani

Luiz Henrique Catalani

Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Química (1979) e doutorado em Química Orgânica pela USP (1984)

Possui graduação em Química (1979) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1984). Fez Pós-doutorado na Universidade de Wurzburg (Alemanha; 1984-1986) e Universidade Harvard (EUA; 1986-1988). Foi contratado pela USP em 1988, onde é atualmente Professor Titular. Foi Diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo no quadriênio 2014-2018 e Chefe do Departamento de Química Fundamental do IQUSP no quadriênio 2010-2014. Atualmente é Coordenador do Centro de Inovação da USP (InovaUSP), Presidente da Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA) da USP e Vice-presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da USP. Foi Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química 2008-2010, Conselheiro Consultivo 2010-2014 e Vice-Presidente 2014-2016. É Fellow da Royal Society of Chemistry (FRSC). É membro do Conselho Consultivo da Chemical Communications e MethodsX. É membro titular da ACIESP – Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É membro da Comissão de Tecnologia da ABIQUIM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros, Colóides e Biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: poliésteres biodegradáveis, hidrogéis, produção de nanofibras e nanopartículas poliméricas e engenharia de tecidos.

Marcelo Fantinato

Marcelo Fantinato

Professor Associado na Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação.

Professor Associado na Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação. Bacharel em Ciência da Computação (UEM, 1999); Mestre em Engenharia Elétrica (Unicamp, 2002); Doutor em Ciência da Computação (Unicamp, 2007); Livre-docente em Gestão de Processos de Negócio (USP, 2014). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui certificação Green Belt no programa de melhoria de qualidade Six Sigma (Motorola, 2007). Foi pesquisador convidado na Vrije Universiteit Amsterdam, Países Baixos, em 2018, e na Utrecht University, Países Baixos, em 2019. Foi coordenador e do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) da USP (2014-2018). Tem experiência profissional na indústria de desenvolvimento de software, na Fundação CPqD (Campinas-SP, 2001-2006) e na Motorola Industrial (Jaguariúna-SP, 2006-2008). Foi coordenador geral do CBSoft 2011 (Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática), coordenador geral do SBSI 2012 (Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação); e coordenador do comitê de programa do SBCARS 2012 (VI Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software). Suas principais linhas de pesquisa atuais são: mineração de processos, gestão de processos de negócio (BPM), internet das coisas (IoT), brinquedos inteligentes e robôs sociais.

Sarajane Peres

Sarajane Peres

Professora-pesquisadora associada da USP, com credenciamento pleno no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Informação.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui livre docência em Aprendizado de Máquina e Inteligência Computacional pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora-pesquisadora associada, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade de São Paulo, com credenciamento pleno no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Informação da USP. É membro do quadro de pesquisadores do AI2 – Advanced Institute for Artificial Intelligence. Durante agosto de 2018 a dezembro de 2018 atuou como pesquisadora na Vrije Universiteit Amsterdam, nos Países Baixos, e durante janeiro de 2019 a junho de 2019 atuou como pesquisadora na Utrecht University, Países Baixos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional. Atualmente está pesquisando na área de Reconhecimento de Padrões aplicado a Análise de Gestos, Mineração de Textos e Mineração de Processos, e na área de interação homem-máquina usando robôs sociais. É autora do livro didático: Introdução à Mineração de Dados: com aplicações em R, publicado como parte da Série Elsevier – SBC. Foi tutora do grupo PET-Sistemas de Informação (Programa PET – Sesu/MEC) de 2010 a 2018.

Ulisses Araujo

Ulisses Araujo

Professor Titular Sênior da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), onde Coordena o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP).

Professor Titular Sênior da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), onde Coordena o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq desde 2009. É Presidente da associação internacional PAN-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. Atualmente é professor-visitante na Harvard Graduate School of Education, foi professor-visitante na Stanford University School of Education (EUA) em 2016 e 2008, e da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) entre os anos de 2006 e 2010. Desde 2012 é membro do Editorial Board do Journal of Moral Education, e desde 2013 é membro do Executive Board da Association for Moral Education. Nos últimos anos ministrou conferências em mais de 10 universidades estrangeiras, nos EUA, Europa, Asia e América Latina. No Brasil, coordena a Coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas publicada pela Editora Summus. De 2003 a 2010 foi consultor do Ministério da Educação para o “Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade”, de 2008 a 2014 coordenou os cursos de especialização sobre ética e cidadania no âmbito da parceria USP/UNIVESP-Universidade Virtual do Estado de São Paulo; e de 2014 a 2017 foi coordenador pedagógico da UNIVESP. É Livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005). Doutorou-se em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998), obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), e concluiu a graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1988).